Agendamento perícia INSS

O agendamento perícia INSS é um processo fundamental para a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio invalidez e a aposentadoria por invalidez. Atualmente, é possível agendar esse atendimento via internet.

0

O agendamento perícia INSS é um processo fundamental para a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio invalidez e a aposentadoria por invalidez. Atualmente, é possível agendar esse atendimento via internet.

Mas a avaliação em si é presencial. Importante ressaltar que o agendamento é indispensável.

Sem ele o contribuinte não consegue atendimento médico para verificar se as condições de saúde permitem o recebimento do benefício. Por isso, nesse post vamos mostrar como fazer o agendamento perícia INSS e tudo o que você precisa saber sobre esse processo.

Passo a passo para fazer o agendamento perícia INSS

Consulta agendamento INSS com CPF
INSS Consulta Meu INSS

O agendamento perícia INSS pode ser feita de maneira totalmente online. o processo é totalmente gratuito e leva poucos minutos.

Site

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site do Meu INSS através desse link;
  2. Caso você já tenha uma senha, é só clicar em Entrar. Se a primeira vez que você está acessando o portal, clique em Cadastrar Senha e siga as instruções de inscrição;
  3. Em seguida, localize a opção Agendar Perícia na sua tela e clique nela;
  4. O próximo passo é escolher entre as duas modalidades de avaliação, a inicial, para quem vai começar a receber o benefício, e a de prorrogação, para quem já recebe e precisa renovar;
  5. Clique em selecionar e prossiga com o processo;
  6. Informe os dados solicitados pelo sistema, entre eles o seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador;
  7. Em seguida, é possível escolher a unidade de atendimento, bem como o dia e hora.
  8. Faça o agendamento e emita o protocolo.
  9. Pronto, seu atendimento está agendado.

Importante, no dia da perícia vê precisa levar obrigatoriamente o número do protocolo. Logo, não deixe de anotá-lo ou imprimi-lo.

Caso a pessoa não tenha condições de se deslocar até uma das unidades da previdência social, também pode solicitar uma perícia médica domiciliar ou hospitalar.

·       App

Outra forma de fazer o agendamento perícia INSS é através do aplicativo Meu INSS que está disponível de forma gratuita. Para isso, você precisará fazer login no app, usando o login e a senha GOV.BR, que são as mesmas informações do site Meu INSS.

Depois, é só seguir o mesmo processo de agendamento do site, escolhendo a data, unidade e hora de atendimento.

O que levar no dia da perícia?

Assim que você finalizar o seu agendamento, o sistema irá apresentar todas as informações sobre o atendimento, incluindo data, hora e local. Além disso, também será indicado os documentos que devem ser levados.

Entre eles estão:

  • RG e CPF;
  • Documentos que comprovem a incapacidade para trabalhar, podendo ser: atestados, carda da empresa, comprovantes de tratamento, exames, laudos médicos, receituários, exames clínicos entre outros documentos.

Quem pode solicitar a perícia médica?

previdência-social-inss-fachada
Previdência Social
Inss fachada

A perícia médica pode ser solicitada por qualquer trabalhador que está com incapacidade para desempenhar atividades laborativas, ou, que já recebe algum benefício relacionado a invalidez e incapacidade e precisa ser renovado.

É através dessa avaliação que o INSS poderá avaliar se o cidadão tem ou não direito ao benefício que está sendo solicitado. Esse é um processo realizado nas seguintes situações:

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Benefício de Prestação Continuada.

A perícia médica pode ser solicitada diretamente pelo cidadão que deseja ter o benefício em questão, como, também, pelo próprio INSS para prorrogar ou interromper o pagamento de algum benefício.

Como funciona a perícia médica?

Essa avaliação é realizada perante agendamento perícia INSS prévio. Ou seja, você terá que acessar um dos canais de anteriores, site ou app, e agendar o seu atendimento conforme a disponibilidade do INSS.

No dia do atendimento, é necessário comparecer até a unidade da previdência social, na data e hora marcados, com toda a documentação que comprove a incapacidade laborativa. No local um perito médico do INSS irá fazer uma consulta avaliando se o cidadão se enquadra em uma das seguintes situações:

  • Tem condições de saúde que impedem parcialmente ou completamente, de forma temporária ou permanente a execução das atividades laborativas;
  • Está em condições que podem agravar o seu estado de saúde caso continue a exercer as atividades profissionais em questão;
  • As condições de saúde atual do paciente impedem ou comprometem a execução das suas funções, podendo, inclusive, colocar a sua vida ou a de terceiros em risco por conta disso.

É com base nessa avaliação do perito médico que o INSS poderá verificar se o contribuinte poderá ou não receber o benefício ou prorrogá-lo.

A resposta é obtida no dia da avaliação?

meu-inss-consulta-por-cpf
Meu INSS consulta por CPF

Não, a resposta do processo não é obtida no dia da perícia médica. Isso porque, o perito pode solicitar uma série de outros exames e laudos para comprovar se realmente o contribuinte tem direito ao benefício ou prorrogação do mesmo.

Por conta disso, cabe ao solicitante acompanhar a solicitação através dos canais disponibilizados pela previdência social. E existem algumas alternativas para se manter informado.

Uma delas é consultar a solicitação pelo Meu INSS, seja site ou aplicativo. Nesse caso, você deverá fazer o login normalmente com o seu cadastro GOV.BR.

Em seguida, é só localizar a opção Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade e verificar se houve alguma alteração no processo. Outra alternativa é entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Você deverá informar o número do protocolo do pedido e poderá saber a resposta.

Importante ressaltar que o resultado pode demorar um pouco para sair por conta da alta demanda do INSS. Por conta disso, inclusive, é muito indicado que o contribuinte faça a solicitação o quanto antes, principalmente no caso de prorrogação do benefício.

Isso porque, se você passar da data limite estabelecida pela previdência social, corre o risco de ter o seu benefício suspenso até os resultados, ou até mesmo cancelado. Então, nunca deixe para fazer o agendamento na última hora.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o agendamento perícia INSS, entre em contato diretamente com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais