Aplicativo Bolsa Família

Quer ficar por dentro das novidades em relação ao seu benefício? Então o Aplicativo Bolsa Família é ideal.

0

Quer ficar por dentro das novidades em relação ao seu benefício? Então o Aplicativo Bolsa Família é ideal.

Ele foi criado justamente para facilitar o dia a dia dos beneficiários. E nesse post, vamos te mostrar os diferenciais que esse app oferece e como usar essa solução no smartphone.

O que é o aplicativo bolsa família?

O Aplicativo Bolsa Família é uma solução criada pela Caixa Econômica Federal para que os beneficiários do programa social possam acompanhar os pagamentos com mais facilidade, sem a necessidade de se deslocar até uma agência apenas para fazer a consulta.

Além de consultar o calendário de pagamentos, o usuário ainda pode obter mais informações sobre a situação do benefício e ainda consultar o valor das últimas parcelas pagas. Tudo isso de forma prática e com apenas alguns toques.

Como baixar e usar o Aplicativo Bolsa Família

 

Programa social bolsa família
Bolsa Família

Baixar e usar o aplicativo bolsa família é bem simples. E para te ajudar nós separamos um passo a passo abaixo. Confira!

  1. Primeiramente, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e busque por Aplicativo Bolsa Família. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS de forma totalmente gratuita;
  2. Aguarde enquanto o app é baixado e instalado;
  3. Em seguida, toque no ícone do app;
  4. Toque em Consulte o seu benefício;
  5. Depois, toque na alternativa cadastre-se;
  6. Um formulário irá aparecer onde você deverá informar os seguintes dados: CPF, e-mail válido, data de nascimento e nome completo do beneficiário;
  7. Agora você deverá criar uma senha de acesso que deve obedecer a algumas regras: não é possível usar a data de nascimento, ela deve ter ao menos 6 dígitos, não ter repetições com mais de 2 dígitos em sequência, não pode ser igual ao seu CPF;
  8. Assim que você confirmar a sua senha uma tela irá aparecer no smartphone indicando que é necessário verificar o e-mail para confirmação do cadastro;
  9. Vá até o seu e-mail, encontre a mensagem da Caixa Econômica Federal e depois faça a verificação clicando no link azul;
  10. Você será redirecionado e em seguida deverá clicar em Confirmar;
  11. Uma vez que você tenha feito a verificação, volte a tela inicial do aplicativo bolsa família;
  12. Informe o número do seu CPF e clique em PRÓXIMO;
  13. Depois, digite a sua senha e clique em ENTRAR;

Pronto, agora você já poderá usar as funções do aplicativo normalmente.

Quais as funções do Aplicativo Bolsa Família?

Bolsa Família Cadastro app
Bolsa Família Cadastro app

Um dos grandes diferenciais do aplicativo bolsa família é que ele traz uma série de funções úteis para o usuário, tais como:

·       Consulte o benefício

Sem sombra de dúvidas essa é uma das funções mais úteis do aplicativo. Por meio dele você pode consultar a situação do seu benefício, se ele já está liberado para saque, e até mesmo a data de liberação.

·       Calendário de pagamentos

Outro diferencial dessa solução é que ela também permite que o usuário acompanhe o calendário de pagamentos do benefício. Assim, já é possível se programar com antecedência e assim garantir o saque.

·       Encontre a agência mais próxima

Outro grande diferencial do aplicativo é que ele permite que você encontre a agência da Caixa Econômica mais próxima do seu local, por meio da geolocalização. Assim fica mais fácil saber onde sacar o seu dinheiro.

É possível atualizar os dados do bolsa família pelo aplicativo?

bolsa-familia-cadastro
Bolsa Família Cadastro

Infelizmente não. Os dados devem ser atualizados através do cadastro único.

Esse, por sua vez, só pode ser atualizado presencialmente, na prefeitura da sua região ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Importante ressaltar que em muitos municípios esse atendimento pode ser agendado.

Logo, o ideal é que você entre em contato com a prefeitura para saber como funciona o processo. Além disso, as próprias cidades tendem a convocar periodicamente os beneficiários para fazer atualizações no cadastro.

É necessário deixar claro, também, que o único que pode atualizar os dados é o Responsável Familiar encarregado do cadastro único. Ou seja, a mesma pessoa que fez o cadastro inicial.

Além disso, você precisa comprovar todas as mudanças que deseja fazer nos dados.

Lembrando que a falta de atualização de informações do cadastro único pode desencadear a suspensão do bolsa família ou até mesmo o cancelamento do benefício. Por conta disso é tão importante manter os dados sempre atualizados.

Dúvidas sobre o benefício

Está com dúvidas sobre o benefício? A Caixa Econômica Federal conta com um canal de atendimento exclusivo, o Caixa Cidadão​.

Basta você ligar para o número 0800 726 0207 para receber orientações sobre o bolsa família e todos os benefícios sociais os quais o Banco é o administrador. Além disso, através desse mesmo número você também pode obter mais orientações e tirar dúvidas sobre o PIS e o Cartão social.

Através dele ainda é possível saber o Resultado de Loterias.

O canal de atendimento Caixa Cidadão funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h. Já e aos sábados, o horário de funcionamento do canal é das 10h às 16h.

Mas, no caso das consultas eletrônicas, ou seja, que não necessitam do suporte de um atendente, o atendimento é 24 horas por dia, 7 dias por semana. A ligação é totalmente gratuita e pode ser feita tanto do telefone fixo como do celular.

E importante, antes de fazer a ligação sempre tenha os seus documentos em mãos, pois ao longo dela vários dados podem ser solicitados.

Cuidado com os aplicativos falsos

Para finalizar, fique atento antes de baixar o aplicativo. Isso porque, existem muitos golpistas criando aplicativos falsos do bolsa família apenas para coletar os dados dos beneficiários e assim pegar o valor do benefício.

O aplicativo oficial da caixa eletrônica é verificado dentro das lojas de aplicativos, e também está identificado como oficial. Jamais faça o download do app fora da loja oficial do seu smartphone.

O Aplicativo Bolsa Família é uma excelente alternativa para quem deseja ficar de olho no benefício. Não deixe de baixar o seu! E em caso de dúvidas é só acessar o site da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais