Aposentadoria – Saiba como solicitar a sua

A Aposentadoria é um dos benefícios mais concedidos atualmente, considerando que, no ano de 2019, cerca de 30 milhões de brasileiros receberam mensalmente o benefício.

0

A Aposentadoria é um dos benefícios mais concedidos atualmente, considerando que, no ano de 2019, cerca de 30 milhões de brasileiros receberam mensalmente o benefício.

E este é um mecanismo criado por diversos governos, de maneira a garantir ao trabalhador, independente de sua categoria ou profissão, uma renda para manter sua vida quando ele não puder mais trabalhar.

Por isso vamos te falar um pouco mais sobre a Aposentadoria, explicando quais os principais tipos e como é feita a contribuição para ter acesso ao direito.

Continue lendo esse post para saber um pouco mais!

O que é a Previdência Social?

agendar atendimento no INSS
agendar atendimento no INSS

A Previdência Social é uma espécie de seguro que o trabalhador contratado através da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT paga no mínimo mensalmente, com descontos realizados em seu salário e uma compensação paga também pelo empregador.

Ela serve para ajudar o trabalhador quando chegar o momento da vida dele em que ele não puder mais desenvolver suas atividades de trabalho.

Como pagar a Previdência Social para se aposentar?

Se você for funcionário de uma empresa, ela mesma fará os pagamentos mensalmente diretamente para o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, realizando os descontos necessários do seu salário e fazendo o crédito em sua conta através do seu Número de Identificação Social – NIS.

Mas Caso você seja trabalhador Autônomo, sem estar registrado por uma empresa, você mesmo deverá realizar o pagamento da Previdência, buscando no INSS a GPS – Guia da Previdência Social, pagando-a mensalmente para te dar as garantias que ela oferece.

Como começar a contribuir para a aposentadoria pelo INSS?

Se você é Autônomo e deseja contribuir, deve primeiro entrar em contato com o INSS, que pode ser feito pessoalmente, ou através dos seguintes canais de atendimento:

  • Telefone: através do número 135, com atendimento de segunda a sábado entre as 7h e 22h (horário de Brasília).
  • Internet: acessando o site do INSS e realizando seu cadastro nele.

Depois disso será liberada para você a GPS – Guia da Previdência Social, com os boletos para que você pague o seu INSS e tenha direito a seguridade oferecida.

Como saber se o patrão está pagando corretamente as contribuições?

Se você possui contrato de trabalho e está querendo saber se o seu empregador está realizando as devidas contribuições previdenciárias, pode fazer isso através do site Meu INSS, retirando o seu Extrato de Vínculos e Contribuições à Previdência – Cnis.

Para tanto basta acessar o site Meu INSS, realizar seu cadastro caso não possua, e depois de receber a senha provisória procurar pela opção Cnis.

Pode também retirar o Extrato de contribuições pessoalmente numa unidade no INSS, mas para isso é necessário agendar a visita através deste site.

Quem tem direito à aposentadoria?

Aposentadoria INSS
Aposentadoria INSS

Tem direito à aposentadoria todos os trabalhadores contratados em regime de CLT, como Empregados e Empregados Domésticos. Os Empregados Avulsos que trabalham de maneira temporária também possuem esse direito. Temos ainda:

  • Contribuintes Individuais – como autônomos e prestadores de serviços.
  • Contribuintes Especiais – como indígenas, pescadores e trabalhadores rurais de algumas categorias.
  • Contribuintes Facultativos – que decidem contribuir por conta própria, mesmo sem ocupação definida, como estudantes, donas de casa, desempregados, e assim por diante.

E mesmo os trabalhadores que não são regidos pela CLT, mas possuem Estatuto regendo suas ocupações, também contribuem e tem direito a receber sua aposentadoria. A diferença é que os pagamentos são feitos geralmente por instituições diferentes.

Como pedir aposentadoria?

Quem já tiver na idade ou tempo de contribuição corretos, pode solicitar a Aposentadoria diretamente pelo site do Meu INSS, que irá avaliar o caso do trabalhador e dar o retorno se foi aprovado ou não.

Para as demais categorias, principalmente por invalidez, é necessário agendar visita e comparecer ao INSS para fazer sua solicitação.

Quais os tipos de aposentadoria?

Nos últimos anos houveram muitas mudanças no sistema de contribuição e aposentadoria. Porém temos alguns tipos básicos de aposentadoria, fornecida de acordo com as especificações do contribuinte.

·       Aposentadoria por tempo de contribuição

Concedida aqueles que atingiram o tempo mínimo de contribuição, independente da idade. Para homens são necessários 35 anos e para mulheres 30 anos contribuindo.

Os valores pagos serão calculados de acordo com o fator de contribuição, que soma a idade ao tempo de contribuição, diminuindo alguns valores caso o aposentado seja muito jovem.

·       Aposentadoria especial por tempo de contribuição

Fornecida para o trabalhador que recebe exposição a agentes nocivos durante seu trabalho, como radiação, calor, ruído, e assim por diante. Para estes casos a aposentadoria é fornecida quanto ele atinge o tempo mínimo de contribuição para sua atividade laboral.

Os tempos variam entre 15, 20 e 25 anos de contribuição, de acordo com a profissão que exerce de maneira ininterrupta.

·       Aposentadoria por idade

salario-minimo

Fornecida para o trabalhador que atinge a idade mínima com pelo menos 15 anos de contribuição. Para trabalhadores urbanos a idade é de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens.

E para trabalhadores rurais são 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.

·       Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência

Para pessoa que comprovar deficiência a aposentadoria por idade é concedida se houverem pelo menos 15 anos de contribuição e idade mínima de 60 anos para homens e de 55 anos para mulheres.

·       Aposentadoria por invalidez

O benefício é concedido para o segurado que não puder mais trabalhar, devido a acidente, ou mesmo doença que o incapacite para desempenhar suas funções. Importante que o benefício não é concedido para quem já possuir doença antes de iniciar as contribuições.

O direito ao benefício é concedido mediante documentação médica e perícia, feita pelo INSS a cada 2 anos.

·       Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência

Fornecido para quem tiver pelo menos 15 anos de contribuição, e no mínimo 60 anos para homem e 55 anos para mulheres. A concessão depende da apresentação dos laudos médicos e da perícia feita pelo INSS.

É considerada pessoa com deficiência aquela que esteja impedida a longo prazo de realizar atividades laborais, por problemas físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais.

·       Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

Tipo de benefício concedido aos Professores que atuaram no Ensino Básico, que vai do Ensino Infantil até o Médio, tendo de comprovar pelo menos 30 anos para homens e 25 anos para mulheres.

Com toda certeza você verificou que a Aposentadoria é um direito do trabalhador brasileiro, e que mesmo com alguns pré-requisitos para que ela seja concedida, todos podem um dia ter acesso a ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais