Boletim Online do INSS

Quer ficar pode entro de todas as informações sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Pois saiba que além do atendimento telefônico o órgão também conta com o Boletim Online do INSS.

0

Quer ficar pode entro de todas as informações sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Pois saiba que além do atendimento telefônico o órgão também conta com o Boletim Online do INSS.

Através do site da previdência social, você consegue obter todas as informações e orientações sobre os benefícios, bem como sobre os atendimentos e atualizações dos canais de informações da entidade.

Como acessar o boletim online do INSS?

Para acessar o boletim online INSS, é só entrar no site www.previdencia.gov.br. Nele você poderá conferir todas as novidades relacionadas ao trabalhador CLT no Brasil.

Inclusive, através do próprio site da previdência você pode ter de solicitar uma série de serviços e até mesmo fazer agendamentos. Tudo isso de maneira facilitada.

Ao ficar por dentro das novidades, você pode enviar ir nas agências da previdência social, e já agendar os serviços que você precisa pela internet. Além disso, é importante lembrar que o INSS também conta com um canal de atendimento por telefone.

Através da Central 135, o cidadão consegue consultar boa parte dos benefícios previdenciários, como, por exemplo, solicitar o agendamento de atendimentos e até mesmo da perícia médica.

Além disso, você também pode agendar o atendimento presencial e assim evitar filas através dessa central de atendimento telefônico. A Central 135 funciona das 7h às 22 de segunda a sábado.  No caso de ligações feitas de telefones fixos e também públicos, ela é totalmente gratuita. Já para que vai ligar de um celular é preciso ter em mente que será uma taxa no valor de uma ligação local.

Principais serviços do site da Previdência Social

Consulta de perícia médica agendada 
Consulta de perícia médica agendada

No site da Previdência Social o usuário pode ter acesso a uma série de serviços, funcionalidades e informações importantes. E abaixo nós listamos alguns dos principais.

·       Serviços de transparência

Na aba serviços de transparência é possível ter acesso a várias informações referentes ao órgão. Desde as despesas até a agenda de autoridades. Essa é uma forma da população ficar mais próxima da administração, e assim poder cumprir com o seu dever de cidadão.

·       Emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)

Mais um dos serviços que é possível ter acesso através do site da previdência social é a emissão de certidão de tempo de contribuição. Esse é um documento importante para o calculo da aposentadoria, e também para que o trabalhador possa saber quanto ele já contribuiu e quanto ainda falta para atingir o mínimo necessário para se aposentar.

·       Agendamento de atendimentos

Mais um dos serviços que é possível ter acesso através do site é o agendamento de atendimentos. Para isso, é importante que o contribuinte tenha se cadastrado na plataforma Meu INSS.

Por meio dela é possível fazer o requerimento de vários benefícios, tais como:

– Salário maternidade;

– Aposentadoria;

– Perícia médica;

– Auxílio doença.

Além disso, você também pode fazer o agendamento de atendimento presencial através do MEU INSS, evitando assim filas desnecessárias. Inclusive, dentro desse sistema criado pelo Governo, você já pode encaminhar toda documentação necessária para solicitar diversos serviços.

·       Atualização da Guia de Recolhimento

Se você é um contribuinte que faz recolhimento por conta própria, através do site da Previdência Social também é possível fazer a atualização da guia para pagamento do INSS.

Dessa forma, você pode fazer o pagamento das contribuições e assim garantir os benefícios previdenciários.

Boletim online através do Meu INSS

inss consulta previdencia social
inss consulta previdencia social

Mais uma das maneiras de obter boletim online sobre o INSS é através do aplicativo Meu INSS. Recentemente o app recebeu uma atualização que exibe notificações sobre os serviços e atendimentos nas unidades da previdência social.

Dessa forma, você pode ficar por dentro de todas as novidades. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS de forma totalmente gratuita.

Tudo o que você precisa fazer é acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar por Meu INSS. Depois, toque no ícone e aguarde enquanto o sistema baixa e instala o aplicativo.

Em seguida é só informar os dados para login e pronto, você já poderá receber os boletins INSS em formato de notificação, bem como ter acesso a todas as outras funcionalidades do aplicativo.

Como se cadastrar no Meu INSS?

Se você quiser ter o Meu INSS no seu smartphone, e assim receber não apenas o Boletim Online em formato de notificações, mas usar todas as funcionalidades, como agendamento de atendimento e solicitação de benefícios.

E abaixo nós mostramos o passo a passo de como se cadastrar;

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site acesso.gov.br. Essa é a plataforma centralizadora de serviços digitais do Governo. Ou seja, depois de fazer esse cadastro você poderá ter acesso a uma série de serviços online, como solicitar seguro desemprego;
  2. Em seguida você deve clicar em “Crie sua Conta”;
  3. Uma janela irá aparecer perguntando a partir de que informação você quer criar a sua conta. Aqui nós vamos fazer o passo a passo a partir do CPF;
  4. O próximo passo é informar o número do seu CPF, juntamente com os outros dados pessoais que o sistema irá solicitar.;
  5. Clique em continuar;
  6. Você será redirecionado para uma nova página onde deverá confirmar uma série de informações sobre seus antigos empregos. Essa é a forma do sistema garantir que é você mesmo que está criando o login. Por isso, é importante que você tenha em mãos a sua carteira de trabalho, pois serão feitas várias perguntas sobre seus antigos vínculos de trabalho;
  7. Assim que você responder as perguntas uma senha provisória seria criada. Anote ela pois essa informação será necessária para a próxima etapa.
  8. Em seguida acesse mais uma vez o site do GOV.BR e informe a senha provisória. Agora você poderá gerar a sua senha definitiva;

Pronto, agora você já possui a sua senha do GOV.BR e poderá cessar tanto a plataforma Meu INSS, como outros sites de serviços online do Governo.

Conclusão

O boletim online é uma excelente maneira de ficar por dentro das novidades do INSS e dos benefícios previdenciários. Então não deixe de acessar periodicamente o site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais