Caixa Habitação – Saiba mais sobre como financiar seu imóvel

O Caixa Habitação é o programa de financiamento de imóveis organizado pela Caixa Econômica Federal – CEF.

0

Conheça aqui todas as informações básicas referentes ao Caixa Habitação, este programa de financiamento imobiliário ofertado pela Caixa, utilizando principalmente os recursos do FGTS para ajudar os brasileiros a conquistarem o tão aguardado sonho da casa própria.

Abaixo explicaremos como realizar a simulação para o Caixa Habitação, quais os passos, quais os documentos necessários e as taxas básicas aplicadas.

Continue lendo para saber mais.

O que é a Caixa Habitação?

O Caixa Habitação é o programa de financiamento de imóveis organizado pela Caixa Econômica Federal – CEF.

Com ele até 70% do valor do imóvel que se deseja adquirir pode ser financiado, sendo que a parcela não pode ultrapassar 30% da renda familiar dos interessados, que podem levar até 35 anos para quitar o financiamento.

O programa pode ser utilizado para aquisição de imóveis novos e usados, ou mesmo para construção de imóveis, e aceita utilizar o FGTS como parte da entrada necessária ao financiamento.

Passo a passo para a Caixa Habitação

Caixa Econômica
Caixa Habitação

Segue o passo a passo de como funciona a solicitação de apoio financeiro para a aquisição de um imóvel utilizando a Caixa Habitação.

Primeiro passo – Faça uma simulação

Feito online de maneira que você verifique como ficará seu financiamento, se ele entra na sua renda. A simulação é feita a partir do seu salário e do valor do imóvel que pretende adquirir.

Segundo passo – Análise de crédito

Processo feito depois que se deixa a documentação necessária, onde a Caixa vai avaliar se sua renda é compatível com o pedido. Caso seja aprovado, eles vão fornecer os dados do financiamento, como entrada, parcelas e demais condições.

Terceiro Passo – Análise de engenharia

Procedimento feito pela Caixa para avaliar não somente as condições físicas e estruturais do Imóvel, mas para verificar também os dados dos vendedores e assegurar que a compra é correta.

Quarto passo – Assinatura do contrato

Feito depois de todo processo aprovado, onde vendedor e comprador comparecem a Caixa e assinam o contrato. Depois ele deve ser registrado em Cartório de Imóveis, pagando ainda o ITBI para transferência de titularidade do imóvel.

Quinto passo – Pagamentos das prestações

Feito mensalmente, através de débito direto na Conta Corrente do cliente, ou paga através da retirada dos boletos mensais diretamente pelo site da Caixa ou aplicativo Habitação.

Sexto passo – Gestão do financiamento

Opção oferecida pela Caixa onde você pode amortizar parcelas do seu financiamento, ou mesmo solicitar algumas pausas caso esteja passando por dificuldades financeiras.

TR, IPCA ou Taxa Fixa: qual escolher para a sua Caixa Habitação?

Escolher a modalidade de Taxas que quer pagar no seu financiamento depende do quanto o cliente quer e pode pagar, além de se ele quer ter uma noção antecipada dos valores, ou se prefere que eles sejam organizados de acordo com a Inflação.

No caso da Taxa Referencial – TR, ela irá variar entre 6,5% a 8,5% ao ano, o que para alguns especialistas é um pouco pesado.

Já o IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor será reorganizado em taxas variáveis entre 2,95% a 4,95% ao ano de acordo com a Inflação.

Enquanto que a Taxa Fixa, novidade oferecida em 2020 pela Caixa o financiamento terá uma taxa prefixada de 8% a 9,75% ao ano.

Na simulação a Caixa oferece as três opções de financiamento. Cabe ao cliente escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades.

Acesse aqui para maiores informações sobre Habitação na Caixa.

Como usar o FGTS no Caixa Habitação?

simulador-habitacao-caixa
Caixa Habitação

O saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS pode ser utilizado no seu financiamento imobiliário pela Caixa Habitação nas seguintes modalidades:

  • Para dar entrada no financiamento, sendo utilizado como o valor total da entrada ou mesmo parcial, necessitando de complementação.
  • Para quitar total ou parcialmente a dívida do financiamento.
  • Para amortizar parcelas, reduzindo o valor delas.

Lembrando que para usar o FGTS é necessário que o trabalhador tenha pelo menos 3 anos de Carteira assinada.

Quais os documentos necessários para conseguir a Caixa Habitação?

Alguns documentos são necessários para que você seja aprovado para conquistar um financiamento através da Caixa Habitação. São eles:

  • Documento de Identidade, como RG, CNH, dentre outros.
  • Comprovação do Estado Civil, sendo as Certidões de Nascimento, Casamento ou Divórcio, quando for o caso de cada um.
  • Comprovante de Endereço, atualizado e preferivelmente em nome do interessado.
  • Comprovante de Renda, que podem ser Holerites, Extratos Bancários, Pró-Labore para empresários, dentre outros.
  • Extrato do FGTS junto com cópias da Carteira de Trabalho, caso utilize para dar entrada.
  • Declaração de Imposto de Renda, caso o faça.

Qual tipo de imóvel pode ser financiado pela Caixa?

A Caixa Habitação permite o financiamento de alguns tipos de imóvel, de acordo com as intenções e necessidades do cliente, sendo principalmente:

  • Compra de imóveis novos e usados (após avaliação).
  • Compra de imóvel em construção.
  • Reforma ou ampliação do imóvel já adquirido.

Lembrando que as taxas variam de acordo com a finalidade do financiamento, e que algumas opções não estão disponíveis principalmente para reformas.

Quem não tem conta na Caixa também pode financiar um imóvel?

Você pode fazer a simulação do financiamento mesmo que não for correntista da Caixa Econômica Federal, verificando se o mesmo será aprovado ou não.

Mas caso ele seja aprovado, você deverá criar uma conta na instituição, uma vez que a maioria dos pagamentos das parcelas é realizado através de débito na Conta Corrente.

Por que escolher a Caixa Habitação?

A principal vantagem é a taxa de juros da Caixa Habitação, que costuma ser menor que a dos demais bancos, considerando que ela possui os fundos do FGTS para realizar esses financiamentos.

Mas outra vantagem é que ela oferece até 35 anos para pagamento, superando outras instituições no quesito.

Dicas importantes sobre o Caixa Habitação

Seguem algumas dicas sobre o Caixa Habitação, para que você se prepare corretamente para o processo.

·       Antes de realizar a compra de sua moradia

Faça a Simulação e verifique qual a melhor opção de Taxa e plano de pagamento para você, de maneira a não entrar em uma dívida difícil de ser paga.

Prepare-se financeiramente para contribuir com a entrada se o seu FGTS não for alto, e para as demais Taxas e Impostos que irão surgir no processo.

Geralmente a Caixa Habitação financial 70% do valor do imóvel, podendo chegar a 80% caso ele seja adquirido na Planta.

·       Após a contratação / aquisição do imóvel, fique atento

Não deixe de realizar os pagamentos do financiamento, para não perder seu Imóvel e os valores nele investidos. A Caixa oferece produtos extra, como o MoveisCard, que te ajuda a mobiliar a casa pagando em suaves prestações.

Se sobrar um dinheirinho extra, amortize parcelas, para que assim o tempo e o valor do seu financiamento reduzam gradativamente.

Mesmo com algumas condições mínimas, o financiamento oferecido pelo Caixa Habitação pode ser a chance que você esperava para ter sua casa própria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais