Extrato INSS – Como consultar online

Extrato INSS - Como consultar online com passo a passo

0

O Extrato INSS é uma ferramenta documental extremamente útil para quem recebe algum tipo de benefício através da instituição, que cuida principalmente dos pagamentos da maioria dos Aposentados do Brasil.

Extrato INSS
Extrato INSS

O INSS é a instituição brasileira que cuida da Segurança Social dos milhões de trabalhadores do país que trabalham regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, a partir da configuração de um Contrato de Trabalho e do Registro na Carteira de Trabalho.

 

Recorrem ao INSS os contribuintes que se aposentam, que apresentam alguma doença ou sofrem acidentes de trabalho que os impedem de trabalhar. E também as mulheres depois que ganham filhos, recebendo o Salário-Maternidade.

 

E como muitas pessoas necessitam desse benefício para ajudar em suas rendas, em alguns momentos elas precisam saber exatamente quais são os pagamentos realizados, e como eles acontecem.

 

Por isso existe a opção de retirar um Extrato INSS. Assim, o beneficiário pode se informar melhor sobre o seu benefício, utilizando ele para diversos tipos de atividades.

 

Abaixo explicaremos melhor sobre o que é o Extrato INSS, como obtê-lo. E para o que exatamente ele pode ser utilizado. Confira!

 

O que é Extrato INSS

atendimento-inss
Extrato INSS

O Extrato INSS é uma ferramenta fornecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social para todas as pessoas que recebem algum tipo de benefício pela instituição, como:

  • Auxílio Acidente ou Doença.
  • Salário-Maternidade.

Ele é um Direito do segurado, e pode ser retirado por ele pessoalmente em uma das muitas unidades do INSS. Ou então pela internet, através do portal Meu INSS.

 

Quando utilizar o extrato INSS?

Previdência social do INSS
Extrato INSS

A principal finalidade do Extrato INSS é ajudar o segurado a compreender qual o valor exato que está sendo pago para ele. Ou se existe descontos, principalmente quando ele realiza empréstimos ou tem ordens judiciais sobre o seu benefício, por exemplo, de pagamento de Pensão Alimentícia, com desconto direto no rendimento.

 

O Extrato INSS também pode ser utilizado para Comprovar a Renda do Beneficiário em caso de pedido de Empréstimo. Ou mesmo um Financiamento de veículos ou imóveis nas mais variadas categorias.

 

Ele também pode ser útil caso você precise comprovar a renda para abrir um cadastro em uma loja. Ou até mesmo conseguir um cartão de crédito, dentre outras opções.

 

Esse extrato tem ainda a serventia de ajudá-lo na Declaração do Imposto de Renda. Essa declaração é obrigatória caso a renda do beneficiário seja superior a R$ 28.559,70 no ano de 2019.

 

Que informações constam no extrato INSS

O Extrato INSS é um documento, muito bem organizado. E nele estão todas as informações referentes aos pagamentos realizados ao Segurado, durante o período solicitado.

 

Ele apresenta principalmente as informações referentes aos valores mensais pagos, informando ainda se houveram descontos e quais foram, pagamentos extras como o 13º, dentre outros tipos de informações.

 

Através desse documento, o Segurado do INSS poderá saber em detalhes o que exatamente está recebendo de Benefício. E ainda verificar se os descontos realizados estão corretos. Esse é um cuidado importante, já que muitos golpes envolvendo empréstimos estão ficando comuns no nosso país.

 

Retirar o Extrato INSS é uma excelente forma de saber se está tudo bem com o pagamento do Beneficiário.

 

Como consultar o extrato INSS?

O Extrato INSS pode ser consultado e retirado de duas maneiras básicas, para que assim o beneficiário tenha acesso a todas as informações envolvendo o seu pagamento. São elas:

  • Pessoalmente, indo a uma das unidades do INSS espalhadas pelo Brasil.
  • Pela Internet, através do site ou aplicativo conhecido como Meu INSS.

 

Caso o segurado vá até o INSS para retirar o seu extrato, ele deverá levar consigo seu documento de Identidade e CPF originais para comprovação de segurança. Se o mesmo não puder ir até o INSS, pode fornecer procuração com esta finalidade para alguém. E o seu procurador também deverá levar junto seus documentos pessoais.

 

Importante ressaltar que a visita física deve ser agendada. E pode ser feita através de uma ligação para o número 135, onde você deverá passar seus dados básicos, a fim de agendar a visita, marcada em dia e horário específicos.

Agora se ele prefere obter suas informações pela internet, ele pode seguir alguns passos básicos, de maneira a registrar e colher as informações que necessita:

  • Acessar o site ou baixar o aplicativo do Meu INSS.
  • Se já possuir login e senha, basta acessar o local. Se não possuir, deve clicar na opção Login e fazer seu cadastro na plataforma, inserindo os dados solicitados e criando uma senha de acesso com pelo menos 9 caracteres.
  • Depois de realizar o seu cadastro e acessá-lo, você vai procurar a opção Extrato de Pagamento de Benefício” para desta forma conseguir retirar seu Extrato INSS.

O Extrato pode ser impresso, compartilhado pela internet, salvo em Smartphones e Computadores, para demais consultas futuras.

 

Extrato INSS para Imposto de Renda

Conforme informamos acima a Declaração de Imposto de Renda é obrigatória para quem receber certos valores em rendimentos acima do mínimo permitido. Desta forma, o contribuinte deve realizar a sua, informando todos os dados solicitados, como as posses, dependentes, gastos e obviamente a sua Renda.

 

Se você é Aposentado ou recebe algum tipo de Pensão pelo INSS e precisa declarar esses valores, deverá baixar o Extrato para Imposto de Renda.

 

Para acessá-lo basta fazer o seu login no Meu INSS, e depois de acessar o portal, buscar a opção que indicamos acima, selecionando o Ano-Exercício, que para a Declaração do Imposto de Renda 2020 é o Ano-Exercício de 2019.

 

Após selecionar é só baixar o seu Extrato INSS para Imposto de Renda e seguir com a sua Declaração Anual.

 

Conclusão

Como você pode ver o Extrato INSS é um importante documento para as pessoas que recebem um benefício, auxiliando-os a compreender qual é o seu pagamento real e se existem descontos, sendo necessário ainda para que eles comprovem sua Renda em diversas modalidades.

 

Então se você está necessitando deste Extrato, independente da finalidade, agora já sabe como retirá-lo, seja pessoalmente no INSS ou pela internet, alcançando assim os seus objetivos e estando mais informado sobre o benefício que recebe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais