O Extrato INSS é uma ferramenta documental extremamente útil para quem recebe algum tipo de benefício através da instituição, que cuida principalmente dos pagamentos da maioria dos Aposentados do Brasil.

O INSS é a instituição brasileira que cuida da Segurança Social dos milhões de trabalhadores do país que trabalham regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, a partir da configuração de um Contrato de Trabalho e do Registro na Carteira de Trabalho.
Recorrem ao INSS os contribuintes que se aposentam, que apresentam alguma doença ou sofrem acidentes de trabalho que os impedem de trabalhar. E também as mulheres depois que ganham filhos, recebendo o Salário-Maternidade.
E como muitas pessoas necessitam desse benefício para ajudar em suas rendas, em alguns momentos elas precisam saber exatamente quais são os pagamentos realizados, e como eles acontecem.
Por isso existe a opção de retirar um Extrato INSS. Assim, o beneficiário pode se informar melhor sobre o seu benefício, utilizando ele para diversos tipos de atividades.
Abaixo explicaremos melhor sobre o que é o Extrato INSS, como obtê-lo. E para o que exatamente ele pode ser utilizado. Confira!
O que é Extrato INSS

O Extrato INSS é uma ferramenta fornecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social para todas as pessoas que recebem algum tipo de benefício pela instituição, como:
- Auxílio Acidente ou Doença.
- Salário-Maternidade.
Ele é um Direito do segurado, e pode ser retirado por ele pessoalmente em uma das muitas unidades do INSS. Ou então pela internet, através do portal Meu INSS.
Quando utilizar o extrato INSS?

A principal finalidade do Extrato INSS é ajudar o segurado a compreender qual o valor exato que está sendo pago para ele. Ou se existe descontos, principalmente quando ele realiza empréstimos ou tem ordens judiciais sobre o seu benefício, por exemplo, de pagamento de Pensão Alimentícia, com desconto direto no rendimento.
O Extrato INSS também pode ser utilizado para Comprovar a Renda do Beneficiário em caso de pedido de Empréstimo. Ou mesmo um Financiamento de veículos ou imóveis nas mais variadas categorias.
Ele também pode ser útil caso você precise comprovar a renda para abrir um cadastro em uma loja. Ou até mesmo conseguir um cartão de crédito, dentre outras opções.
Esse extrato tem ainda a serventia de ajudá-lo na Declaração do Imposto de Renda. Essa declaração é obrigatória caso a renda do beneficiário seja superior a R$ 28.559,70 no ano de 2019.
Que informações constam no extrato INSS
O Extrato INSS é um documento, muito bem organizado. E nele estão todas as informações referentes aos pagamentos realizados ao Segurado, durante o período solicitado.
Ele apresenta principalmente as informações referentes aos valores mensais pagos, informando ainda se houveram descontos e quais foram, pagamentos extras como o 13º, dentre outros tipos de informações.
Através desse documento, o Segurado do INSS poderá saber em detalhes o que exatamente está recebendo de Benefício. E ainda verificar se os descontos realizados estão corretos. Esse é um cuidado importante, já que muitos golpes envolvendo empréstimos estão ficando comuns no nosso país.
Retirar o Extrato INSS é uma excelente forma de saber se está tudo bem com o pagamento do Beneficiário.
Como consultar o extrato INSS?
O Extrato INSS pode ser consultado e retirado de duas maneiras básicas, para que assim o beneficiário tenha acesso a todas as informações envolvendo o seu pagamento. São elas:
- Pessoalmente, indo a uma das unidades do INSS espalhadas pelo Brasil.
- Pela Internet, através do site ou aplicativo conhecido como Meu INSS.
Caso o segurado vá até o INSS para retirar o seu extrato, ele deverá levar consigo seu documento de Identidade e CPF originais para comprovação de segurança. Se o mesmo não puder ir até o INSS, pode fornecer procuração com esta finalidade para alguém. E o seu procurador também deverá levar junto seus documentos pessoais.
Importante ressaltar que a visita física deve ser agendada. E pode ser feita através de uma ligação para o número 135, onde você deverá passar seus dados básicos, a fim de agendar a visita, marcada em dia e horário específicos.
Agora se ele prefere obter suas informações pela internet, ele pode seguir alguns passos básicos, de maneira a registrar e colher as informações que necessita:
- Acessar o site ou baixar o aplicativo do Meu INSS.
- Se já possuir login e senha, basta acessar o local. Se não possuir, deve clicar na opção Login e fazer seu cadastro na plataforma, inserindo os dados solicitados e criando uma senha de acesso com pelo menos 9 caracteres.
- Depois de realizar o seu cadastro e acessá-lo, você vai procurar a opção Extrato de Pagamento de Benefício” para desta forma conseguir retirar seu Extrato INSS.
O Extrato pode ser impresso, compartilhado pela internet, salvo em Smartphones e Computadores, para demais consultas futuras.
Extrato INSS para Imposto de Renda
Conforme informamos acima a Declaração de Imposto de Renda é obrigatória para quem receber certos valores em rendimentos acima do mínimo permitido. Desta forma, o contribuinte deve realizar a sua, informando todos os dados solicitados, como as posses, dependentes, gastos e obviamente a sua Renda.
Se você é Aposentado ou recebe algum tipo de Pensão pelo INSS e precisa declarar esses valores, deverá baixar o Extrato para Imposto de Renda.
Para acessá-lo basta fazer o seu login no Meu INSS, e depois de acessar o portal, buscar a opção que indicamos acima, selecionando o Ano-Exercício, que para a Declaração do Imposto de Renda 2020 é o Ano-Exercício de 2019.
Após selecionar é só baixar o seu Extrato INSS para Imposto de Renda e seguir com a sua Declaração Anual.
Conclusão
Como você pode ver o Extrato INSS é um importante documento para as pessoas que recebem um benefício, auxiliando-os a compreender qual é o seu pagamento real e se existem descontos, sendo necessário ainda para que eles comprovem sua Renda em diversas modalidades.
Então se você está necessitando deste Extrato, independente da finalidade, agora já sabe como retirá-lo, seja pessoalmente no INSS ou pela internet, alcançando assim os seus objetivos e estando mais informado sobre o benefício que recebe.