INSS Como consultar seus dados no MEU INSS

INSS Como consultar seus dados no MEU INSS

0

Há pelo menos 30 anos o INSS é a instituição brasileira responsável por cuidar da Segurança Social dos trabalhadores do país, fornecendo a eles os subsídios necessários quando trabalhar não uma opção.

 

O sistema funciona a partir de contribuições fixas e mensais, feitas principalmente por trabalhadores registrados em diversos tipos de empresas, além das próprias empresas em si.

Até mesmo autônomos podem e devem contribuir, com uma alíquota de 20% do Salário Mínimo, para que usufruam dos benefícios gerados.

 

Então se você está interessado em saber um pouco mais sobre como funciona o INSS, continue lendo esse post. E confira tudo sobre o assunto, desde o que é o INSS, até como contribuir, que direitos ele oferece.

E quem possui esses direitos.

 

O que é o INSS?

Consulta agendamento INSS com CPF
INSS Consulta Meu INSS

 O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, é um órgão do governo que foi criado em 1990 com o objetivo de receber e repassar todos os pagamentos referentes à Segurança Social dos Trabalhadores do Brasil que possuam contratos de trabalho baseados na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Dentre os pagamentos e recebimentos realizados pela Instituição é possível citar:

  • Recolhimento de contribuição mensal, feita pelo trabalhador, com Alíquotas entre 8% e 11% de acordo com a Renda Mensal Bruta.
  • Pagamento de Aposentadoria para o trabalhador que requereu e recebeu este benefício.
  • Auxílio Doença, Acidente ou Reclusão, quando da correta comprovação da situação do trabalhador.
  • Pagamento de Salário Maternidade e Salário Família, mediante documentação necessária.

Lembrando que a contribuição do INSS é feita também pelas empresas empregadoras, o que ajuda a melhorar os valores que serão distribuídos aos trabalhadores quando da sua necessidade.

 

Quem tem direito a se aposentar pelo INSS?

atendimento-inss
Atendimento INSS

A Aposentadoria é o benefício mais requerido pelo INSS. Porém o direito a aposentadoria tem mudado bastante nos últimos anos, graças às Reformas Trabalhistas implementadas pelo Governo Federal.

 

Por isso é necessário que alguns critérios mínimos sejam obedecidos para que se garanta o acesso ao direito de Aposentadoria. Os mais básicos são para aqueles que:

  • Atingiram a idade mínima necessária, sendo 60 anos com seis meses para Mulheres e 62 anos para homens,
  • Completaram o tempo de contribuição, sendo:
    • De 15 anos para mulheres que tenham pelo menos 56 anos e seis meses.
    • De 20 anos para homens, que tenham pelo menos 61 anos e seis meses.
  • Foram considerados inválidos para continuar a trabalhar em qualquer tipo de profissão, comprovando a condição mediante documentação Médica e Perícias realizadas por médicos do INSS.

Vale ressaltar que existem atualmente novos formatos de cálculo, que se baseiam no formato de contribuição de cada trabalhador. Então para saber o seu tempo real de contribuição é necessário verificar diretamente com o INSS, para que eles apliquem as regras no seu caso.

E essa verificação pode ser feita pessoalmente, ou através do site Meu Inss.

 

Como usar o Meu INSS?

O Meu INSS é uma nova ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para que os usuários do INSS possam verificar diversas de suas informações envolvendo suas contribuições, além de poder solicitar alguns documentos.

 

Para acessar suas informações você deverá seguir alguns passos, conforme mostramos abaixo:

  1. Acessar o link do Meu INSS.
  2. Clicar na opção Entrar, para que você realize seu cadastro no site.
  3. Com a nova página aberta, você vai clicar na opção Crie sua Conta, incluindo os dados solicitados, como CPF, E-mail, dentre outros.
  4. Incluir seus dados de trabalhador.
  5. Aguardar o período de validação e habilitação do cadastro, para então registrar sua senha.
  6. Fazer o Login, inserindo seu CPF e a senha que cadastrou para ter acesso aos seus dados de contribuição de INSS.

Pode ser que alguns passos se modifiquem. Porém, o básico é realizar e validar o seu cadastro no site. Assim, você poderá ter acesso a todas as informações básicas a respeito das suas Contribuições Previdenciárias.

 

Serviços Disponíveis no Meu INSS

Previdência social do INSS
INSS

Existem diversos tipos de serviços que podem ser utilizados ao acessar o site do Meu INSS. Abaixo vamos destacar e explicar alguns, para que você já se direcione ao que realmente necessita:

  • Retirar seu Extrato Previdenciário – verificando se todas as empresas para as quais trabalhou realizaram corretamente os repasses de INSS durante o período de contratação.
  • Verificar as opções de Aposentadoria – observando se neste momento você possui a opção de se aposentar por Idade ou Tempo de Contribuição. Dependendo do caso, será necessário agendar visita diretamente no INSS.
  • Solicitar Salário Maternidade – incluindo os documentos e comprovações necessárias para requerer o benefício e poder recebê-lo.
  • Retirar Histórico de Benefício – para comprovações de que a pessoa realmente recebe Benefício do INSS.
  • Retirar Extrato de Empréstimos Consignados – para que se verifiquem quais os Empréstimos feitos, suas parcelas, dentre outras situações.

Dentre outras atividades que podem ser realizadas pelo sistema, verificando informações referentes às suas contribuições para a Previdência, podendo ainda verificar o andamento de processos solicitados.

 

Outras formas de consultar o INSS

Outra forma de realizar consultas em relação ao seu INSS e saber como andam as contribuições, obtendo os cálculos para sua Aposentadoria, é marcando uma visita física a uma das unidades do INSS, de maneira a verificar essas informações.

 

Para agendar uma visita você pode acessar esta opção direto no Meu INSS. E realizar a marcação por dia e horário de acordo com a unidade do INSS mais próxima da sua região.

 

O agendamento também pode ser feito através do telefone 135, sendo que a central de atendimento funciona de segunda-feira a sábado, entre as 7h e 22h, respeitando o horário de Brasília.

 

Conclusão

Para o trabalhador regido pela CLT, o INSS é a ferramenta básica utilizada para garantir segurança no desempenho de suas funções. Por isso é extremamente importante continuar contribuindo, podendo acessar este direito quando for necessário.

 

Sugerimos então que utilize o Meu INSS para saber se a sua empresa repassa os descontos feitos, verificando ainda como anda o seu cálculo de Aposentadoria, para que assim você não fique desamparado financeiramente quando não puder trabalhar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais