IPVA – Veja como consultar e pagar o seu
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA é um tributo Estadual, cobrado anualmente por cada Estado de quem possui alguns tipos de veículos.
Hoje vamos nos dedicar a te explicar um pouco mais sobre o IPVA, este imposto que deve ser pago todos os anos pelos milhões de donos de veículos de diversas categorias do Brasil.
Embora não tenhamos muita vontade de pagá-lo, estar com ele em dia é necessário para a manutenção da nossa vida em sociedade. Ou seja, é necessário pagá-lo corretamente.
Então não saia desta leitura enquanto você não compreender tudo sobre o IPVA, já que lhe contaremos para que ele serve, como pesquisá-lo, dentre outras informações.
O que IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA é um tributo Estadual, cobrado anualmente por cada Estado de quem possuir alguns dos seguintes tipos de veículos:
- Carros;
- Motos;
- Caminhões;
- Ônibus e Vans.
Ele é parte importante do Licenciamento Anual, processo necessário para que o veículo esteja com a documentação em dia. Junto com ele são pagas ainda as Taxas dos Bombeiros, Seguro DPVAT (que agora não é mais obrigatório) e demais taxas do Estado o qual seu veículo está registrado, como a Taxa do Licenciamento em si.
Para onde vai o dinheiro do IPVA
Ao contrário do que ás vezes e divulgado, o IPVA pago é dividido principalmente entre os Estados e o Município onde o veículo estiver registrado, com alguns valores sendo creditados também ao Governo Federal.
Além disso, os valores arrecadados através do pagamento do IPVA não são utilizados apenas para mobilidade urbana e intermunicipal, mas pode também ser usado para custear outras atividade públicas, como saúde, educação, segurança pública, dentre outros tipos de serviços.
Então basicamente ele é necessário para manter a atividade pública e os serviços prestados, cuidando de Escolas e outras instituições, e pagando os funcionários como professores e policiais, dentre outras situações.
Quem deve pagar o IPVA e quem está isento?

Basicamente todos os donos de veículos automotivos devem pagar o IPVA. Em alguns Estados brasileiros os veículos muito antigos não pagam o IPVA, apenas as taxas de licenciamento, Bombeiros e Seguro DPVAT.
Mas existem algumas modalidades de pessoas físicas e jurídicas que são isentas do IPVA, também tendo de pagar apenas as taxas básicas do Licenciamento. São elas:
- Taxistas, moto taxistas e pessoas que trabalhem com transporte.
- Pessoas portadoras de necessidades especiais.
- Igrejas, entidades sem fins lucrativos e veículos de órgãos públicos.
Lembrando que se o veículo for furtado, roubado ou for a leilão, o dono não possui a necessidade de realizar o pagamento do IPVA, tendo apenas de registrar o caso e solicitar a dispensa de cobrança junto ao DETRAN de seu Estado.
O que acontece se você não pagar o IPVA 2020?
Quem não paga o IPVA não consegue licenciar o seu veículo, e aí ele pode estar sujeito a várias situações, como por exemplo, ser apreendido em Blitz, ou não poder ser transferido caso o veículo seja vendido.
Outro problema é que a inadimplência gera uma Dívida Ativa com o Estado, e caso você não pague a mesma pode ser cobrado judicialmente, além de complicar na hora de baixar Certidões Negativas Estaduais, uma vez que ela aparecerá positiva.
Fora que o não pagamento até a data de vencimento gera Multa e juros diários, deixando a dívida cada vez maior e mais difícil de ser quitada, considerando que o Estado dificilmente oferece opções de negociação.
Quando é preciso pagar o IPVA 2020?
O pagamento do IPVA é anual, feito de acordo com o calendário de cada Estado. Geralmente os pagamentos começam em janeiro, e são organizados de acordo com o final da Placa do veículo.
Em alguns Estados brasileiros o pagamento vai até o final do ano, mas na maioria deles os pagamentos acontecem geralmente até o mês de abril do ano corrente.
Por isso é necessário que você entre em contato com a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ ou o DETRAN do seu Estado, de maneira a identificar os prazos de pagamento disponíveis para a sua região, verificando ainda as opções disponíveis para quitar esta dívida e não ficar inadimplente.
Como consultar o IPVA 2020?

O IPVA 2020 pode ser consultado de duas maneiras principais, geralmente em janeiro do ano corrente do pagamento (algumas vezes em dezembro antes do ano do pagamento). São elas:
- Acessando o site da SEFAZ do seu Estado, procurando pela opção IPVA, inserindo o número do RENAVAN do seu veículo para assim verificar o quanto pagar de IPVA.
- Acessando o site do DETRAN do seu Estado e procurando pela opção Licenciamento Anual, inserindo os dados solicitados, que podem ser CPF, Placa do Veículo e RENAVAM. Por ele você tira não apenas o seu IPVA (ao ser direcionado para o site da SEFAZ), mas também todas as taxas necessárias para realizar o Licenciamento Anual.
Como pagar o IPVA 2020?
O pagamento do IPVA 2020 pode ser feito de diversas maneiras, dependendo do Estado em que você mora é claro.
Na maioria deles você consegue acessar o site da SEFAZ ou DETRAN do seu Estado e retirar as taxas e impostos a serem pagos, realizando o pagamento na instituição bancária que desejar. Pode também retirá-las pessoalmente numa das instituições.
Em alguns Estados como o de São Paulo é possível realizar o pagamento do IPVA diretamente em Casas Lotéricas, sendo necessário apresentar apenas o número do RENAVAN do veículo.
Existem Estados ainda que mandam a cobrança diretamente para o endereço do proprietário.
Dicas para economizar com IPVA 2020?
Pagar o IPVA é uma necessidade para que possamos continuar usufruindo bem dos nossos veículos. Mas nem sempre nos sentimos animados em quitar esta dívida, uma vez que ela é pontual e recorrente.
Porém você pode tomar algumas ações se quer economizar um pouco mais com o pagamento do IPVA, como por exemplo:
- Guarde um pouco de dinheiro durante todo o ano para tê-lo integralmente na hora de pagar seu imposto e demais taxas. Dependendo do valor do seu veículo e o seu Estado, uma reserva de R$ 80,00 por mês já é o suficiente para quitar esta dívida anual.
- Ou use o seu 13º salário para quitar esta dívida.
- Faça o pagamento em uma parcela para pegar um desconto.
- Ou aproveite para parcelar, pagando 3 meses antes do vencimento.
- Tenha um veículo mais antigo, pois o valor dele é menor e o do imposto também fica.
- Verifique se você tem direito a isenção.
Preparar-se corretamente para este imposto é a melhor maneira de economizar ao realizar o pagamento dele.
Pronto, agora você já sabe tudo sobre o IPVA e pode realizar o pagamento dele em 2020, tendo ainda condições de se organizar financeiramente para o ano de 2021, quitando esta dívida estadual sem nenhum problema.