IPVA – Veja como consultar e pagar o seu

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA é um tributo Estadual, cobrado anualmente por cada Estado de quem possui alguns tipos de veículos.

0

Hoje vamos nos dedicar a te explicar um pouco mais sobre o IPVA, este imposto que deve ser pago todos os anos pelos milhões de donos de veículos de diversas categorias do Brasil.

Embora não tenhamos muita vontade de pagá-lo, estar com ele em dia é necessário para a manutenção da nossa vida em sociedade. Ou seja, é necessário pagá-lo corretamente.

Então não saia desta leitura enquanto você não compreender tudo sobre o IPVA, já que lhe contaremos para que ele serve, como pesquisá-lo, dentre outras informações.

O que IPVA?

consultar-ipva-online
IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA é um tributo Estadual, cobrado anualmente por cada Estado de quem possuir alguns dos seguintes tipos de veículos:

  • Carros;
  • Motos;
  • Caminhões;
  • Ônibus e Vans.

Ele é parte importante do Licenciamento Anual, processo necessário para que o veículo esteja com a documentação em dia. Junto com ele são pagas ainda as Taxas dos Bombeiros, Seguro DPVAT (que agora não é mais obrigatório) e demais taxas do Estado o qual seu veículo está registrado, como a Taxa do Licenciamento em si.

Para onde vai o dinheiro do IPVA

Ao contrário do que ás vezes e divulgado, o IPVA pago é dividido principalmente entre os Estados e o Município onde o veículo estiver registrado, com alguns valores sendo creditados também ao Governo Federal.

Além disso, os valores arrecadados através do pagamento do IPVA não são utilizados apenas para mobilidade urbana e intermunicipal, mas pode também ser usado para custear outras atividade públicas, como saúde, educação, segurança pública, dentre outros tipos de serviços.

Então basicamente ele é necessário para manter a atividade pública e os serviços prestados, cuidando de Escolas e outras instituições, e pagando os funcionários como professores e policiais, dentre outras situações.

Quem deve pagar o IPVA e quem está isento?

ipva-2019
IPVA

Basicamente todos os donos de veículos automotivos devem pagar o IPVA. Em alguns Estados brasileiros os veículos muito antigos não pagam o IPVA, apenas as taxas de licenciamento, Bombeiros e Seguro DPVAT.

Mas existem algumas modalidades de pessoas físicas e jurídicas que são isentas do IPVA, também tendo de pagar apenas as taxas básicas do Licenciamento. São elas:

  • Taxistas, moto taxistas e pessoas que trabalhem com transporte.
  • Pessoas portadoras de necessidades especiais.
  • Igrejas, entidades sem fins lucrativos e veículos de órgãos públicos.

Lembrando que se o veículo for furtado, roubado ou for a leilão, o dono não possui a necessidade de realizar o pagamento do IPVA, tendo apenas de registrar o caso e solicitar a dispensa de cobrança junto ao DETRAN de seu Estado.

O que acontece se você não pagar o IPVA 2020?

Quem não paga o IPVA não consegue licenciar o seu veículo, e aí ele pode estar sujeito a várias situações, como por exemplo, ser apreendido em Blitz, ou não poder ser transferido caso o veículo seja vendido.

Outro problema é que a inadimplência gera uma Dívida Ativa com o Estado, e caso você não pague a mesma pode ser cobrado judicialmente, além de complicar na hora de baixar Certidões Negativas Estaduais, uma vez que ela aparecerá positiva.

Fora que o não pagamento até a data de vencimento gera Multa e juros diários, deixando a dívida cada vez maior e mais difícil de ser quitada, considerando que o Estado dificilmente oferece opções de negociação.

Quando é preciso pagar o IPVA 2020?

O pagamento do IPVA é anual, feito de acordo com o calendário de cada Estado. Geralmente os pagamentos começam em janeiro, e são organizados de acordo com o final da Placa do veículo.

Em alguns Estados brasileiros o pagamento vai até o final do ano, mas na maioria deles os pagamentos acontecem geralmente até o mês de abril do ano corrente.

Por isso é necessário que você entre em contato com a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ ou o DETRAN do seu Estado, de maneira a identificar os prazos de pagamento disponíveis para a sua região, verificando ainda as opções disponíveis para quitar esta dívida e não ficar inadimplente.

Como consultar o IPVA 2020?

taxas-veiculos
IPVA

O IPVA 2020 pode ser consultado de duas maneiras principais, geralmente em janeiro do ano corrente do pagamento (algumas vezes em dezembro antes do ano do pagamento). São elas:

  • Acessando o site da SEFAZ do seu Estado, procurando pela opção IPVA, inserindo o número do RENAVAN do seu veículo para assim verificar o quanto pagar de IPVA.
  • Acessando o site do DETRAN do seu Estado e procurando pela opção Licenciamento Anual, inserindo os dados solicitados, que podem ser CPF, Placa do Veículo e RENAVAM. Por ele você tira não apenas o seu IPVA (ao ser direcionado para o site da SEFAZ), mas também todas as taxas necessárias para realizar o Licenciamento Anual.

Como pagar o IPVA 2020?

O pagamento do IPVA 2020 pode ser feito de diversas maneiras, dependendo do Estado em que você mora é claro.

Na maioria deles você consegue acessar o site da SEFAZ ou DETRAN do seu Estado e retirar as taxas e impostos a serem pagos, realizando o pagamento na instituição bancária que desejar. Pode também retirá-las pessoalmente numa das instituições.

Em alguns Estados como o de São Paulo é possível realizar o pagamento do IPVA diretamente em Casas Lotéricas, sendo necessário apresentar apenas o número do RENAVAN do veículo.

Existem Estados ainda que mandam a cobrança diretamente para o endereço do proprietário.

Dicas para economizar com IPVA 2020?

Pagar o IPVA é uma necessidade para que possamos continuar usufruindo bem dos nossos veículos. Mas nem sempre nos sentimos animados em quitar esta dívida, uma vez que ela é pontual e recorrente.

Porém você pode tomar algumas ações se quer economizar um pouco mais com o pagamento do IPVA, como por exemplo:

  • Guarde um pouco de dinheiro durante todo o ano para tê-lo integralmente na hora de pagar seu imposto e demais taxas. Dependendo do valor do seu veículo e o seu Estado, uma reserva de R$ 80,00 por mês já é o suficiente para quitar esta dívida anual.
  • Ou use o seu 13º salário para quitar esta dívida.
  • Faça o pagamento em uma parcela para pegar um desconto.
  • Ou aproveite para parcelar, pagando 3 meses antes do vencimento.
  • Tenha um veículo mais antigo, pois o valor dele é menor e o do imposto também fica.
  • Verifique se você tem direito a isenção.

Preparar-se corretamente para este imposto é a melhor maneira de economizar ao realizar o pagamento dele.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o IPVA e pode realizar o pagamento dele em 2020, tendo ainda condições de se organizar financeiramente para o ano de 2021, quitando esta dívida estadual sem nenhum problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais