Poupatempo – Saiba o que você pode resolver no poupatempo

O Poupatempo é uma instituição criada para ajudar os cidadãos do Estado de São Paulo a terem acesso a diversos tipos de documentos e procedimentos necessários para a vida social.

0

O Poupatempo é uma instituição criada para ajudar os cidadãos do Estado de São Paulo a terem acesso a diversos tipos de documentos e procedimentos necessários para a vida social.

Reunindo os serviços de diversas instituições, este programa público tem sido o diferencial na agilidade do atendimento, estando hoje presente em diversas regiões do estado.

Se você quer saber um pouco mais sobre os serviços realizados pela instituição, não saia daqui. Iremos te contar quais as principais atividades desenvolvidas e como anda o atendimento neste ano de 2020.

O que é o Poupatempo?

O Poupatempo é um programa governamental criado pelo governo do Estado de São Paulo no ano de 1997, com a finalidade principal de unificar diversos serviços públicos de ordem documental em uma só unidade, facilitando a vida do cidadão.

O modelo atingiu um sucesso tão grande, que já foi copiado por diversos Estados brasileiros, de maneira a ajudar a facilitar a vida dos cidadãos de suas regiões.

Atualmente a instituição conta com 72 unidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo, angariando a realização de serviços documentais nas mais variadas modalidades.

A quem se destina?

emissao-identidade
Poupatempo

 

Os serviços disponibilizados pelo Poupatempo podem ser utilizados por todos os residentes do Estado de São Paulo, independente da região em que moram, considerando que existem agora diversas unidades para melhor atender os usuários.

Através dele diversos documentos podem ser gerados e consultados, auxiliando o cidadão a resolver suas pendências de maneira mais prática e unificada, uma vez que diversos serviços podem ser realizados no mesmo lugar.

Quais serviços mais importantes são disponibilizados no Poupatempo?

O Poupatempo realiza atualmente mais de 400 serviços, contando com diversas empresas públicas como parceira para atender melhor a população do Estado. Dentre os principais serviços oferecidos, podemos destacar:

  • Tirar documentos pessoais, como RG, CNH, primeira Habilitação e até documentos do Alistamento Militar.
  • Realizar o Licenciamento Anual de Veículos, retirando as taxas e o documento do veículo depois de pagá-las, podendo ainda fazer o primeiro registro do Veículo ou realizar transferências de posse.
  • Realizar serviços envolvendo empregos e trabalho, como dar entrada no Seguro Desemprego, tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, ou cadastrar Currículo.
  • Retirar contas de água, energia e iluminação pública.
  • Realizar serviços envolvendo sua Casa, como Acordo, retirar boletos para pagamento e regularizar situações.
  • Retirar documentos e taxas envolvendo Obras e Reformas públicas e privadas.
  • Ter acesso a Serviços Judiciais, como o Juizado Especial, PROCON e até mesmo orientação jurídica gratuita, retirando certidões estatuais de pessoa física.
  • Retirar Impostos e Taxas Estaduais, como ICMS, IPTU, ITBI, ISS, dentre outros.

Além de ter informações sobre a Educação do Estado, podendo ainda entrar em contato com profissionais como Assistentes Sociais.

Benefícios de usar o programa?

Consultar número do título de eleitor pela internet
Poupatempo

O uso do Poupatempo traz muitos benefícios aos cidadãos, uma vez que ele foi criado para ajudar os mesmos a desenvolverem as atividades que necessitam para o seu dia a dia de maneira mais simples e ágil, evitando deslocamentos e filas desnecessárias.

Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

  • A vantagem de poder realizar diversos serviços públicos em um único prédio, economizando tempo e dinheiro com deslocamentos desnecessários.
  • A agilidade da instituição, que gera documentos de maneira muito rápida. O RG, por exemplo, sai em até 10 dias úteis e é gratuito. Taxas e impostos são impressos na hora para pagamento.
  • A realização de alguns serviços online, como os da Educação, onde se pode retirar o Boletim do aluno, retirar Declaração de Matrícula e Registrar a Intenção de Transferência Escolar.

Para o trabalhador existe um benefício extra que o ajuda muito, que é a liberação antecipada do Seguro Desemprego, dando uma maior assistência neste momento de necessidade.

Como usar o Poupatempo?

O Poupatempo realiza principalmente atendimentos presenciais em suas unidades, onde você deve se deslocar até uma delas, levando consigo os documentos mínimos necessários para cada atendimento.

Chegando lá você precisa localizar o setor de Senha, para que assim retire a sua. Lembrando que ela é setorizada, de acordo com o tipo de serviço que você irá necessitar, por isso é importante informar qual o serviço será realizado.

Depois de retirar a sua Senha, basta se dirigir ao setor do serviço que você irá necessitar e aguardar o seu atendimento, para que assim possa concluí-lo de maneira satisfatória.

Mas dependendo do tipo de serviço que você deseja realizar não há a necessidade de pegar Senha e aguardar atendimento, uma vez que o Poupatempo disponibiliza diversos canais de Autoatendimento nas unidades, deixando o processo ainda mais prático.

Basta que você procure um Toten do Poupatempo e busque pelas opções que deseja, como imprimir taxas e impostos, retirar Atestado de Antecedentes Criminais, consultar veículos, solicitar segunda via de CNH, dentre outros serviços que você mesmo pode solicitar.

Como agendar atendimento no poupatempo

O agendamento do atendimento é necessário para algumas atividades, como o RG, CNH, CTPS, Título de Eleitor e Atestado de Antecedentes.

A instituição oferece alguns canais para que você agende a sua visita, como:

  • Telefone Fixo – podendo ligar no número (11) 4135-9700 para a Capital e Grande São Paulo, ou o número 0800 847 1998 para outros municípios do Estado de São Paulo.
  • Telefone Celular – (11) 4135-9700 para todas as cidades do Estado de São Paulo.

Basta então realizar sua ligação e agendar o atendimento necessário para o dia que mais se encaixa com a sua agenda.

Poupatempo e Corona vírus

E considerando que neste ano de 2020 estamos enfrentando uma pandemia mundial que tem modificado a vida de todos, é certo afirmar que os atendimentos realizados pelo Poupatempo também sofreram e sofrerão mais mudanças.

Com todas as determinações Estaduais e Municipais para evitar aglomerações e pausar a disseminação do Coronavírus no Estado de São Paulo, algumas atividades acabaram tendo seus atendimentos físicos fechados, indicando assim o isolamento social de clientes e trabalhadores.

No caso do Poupatempo foi determinado que todas as instituições fossem fechadas para atendimento, sendo que esta determinação é para até o dia 30/04/2020 por enquanto.

Porém a instituição não parou alguns de seus atendimentos, que podem ser realizados online através do site Poupatempo ou baixando o Aplicativo da instituição.

Para quem tem documentos a retirar, por enquanto a instituição não estará realizando entregas. Porém os documentos ficarão na instituição por até 180 dias, e eles orientam que quando tudo for liberado, você poderá retirar o mesmo.

Para concluir, a instituição está em constante reorganização, para assim melhor atender os cidadãos que a procurarem. Então se você é de São Paulo e necessitar de algumas das atividades que o Poupatempo realiza, basta procurar a instituição.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais