Senha FGTS – Veja como solicitar a sua senha do FGTS

A Senha FGTS é hoje essencial para que o trabalhador brasileiro conheça um pouco mais sobre os seus direitos trabalhistas, considerando que o FGTS é um fundo criado para ajudá-lo financeiramente em diversas situações da vida.

0

A Senha FGTS é hoje essencial para que o trabalhador brasileiro conheça um pouco mais sobre os seus direitos trabalhistas, considerando que o FGTS é um fundo criado para ajudá-lo financeiramente em diversas situações da vida.

Cadastrar sua senha FGTS te ajuda a compreender as contas do tipo existentes, observando os valores e verificando assim como utilizá-los, já que existem diversas opções.

Então se você quer saber como cadastrar sua senha FGTS, tendo acesso a todas as informações deste fundo, não são daqui, pois isso é o que vamos lhe explicar hoje!

O que é a Senha FGTS?

A Senha FGTS é o mecanismo digital criado pela Caixa Econômica Federal, instituição que gerencia o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, para que assim o trabalhador que não é correntista da instituição possa verificar as movimentações do fundo.

É importante ressaltar que o FGTS é pago pelo empregador, e que jamais pode ser descontado do salário do funcionário. E que cada trabalhador possui contas múltiplas, de acordo com o número de empregos registrados que ele teve ao longo de sua vida.

Muitas destas contas continuam rendendo, mesmo após as demissões, e desde 2019 o governo federal está desenvolvendo ações para que os trabalhadores possam tirar mais vezes os valores delas.

Por isso é importante cadastrar sua Senha FGTS e saber o quanto existe em cada uma delas.

Como cadastrar uma senha para o FGTS?

Caixa FGTS

Consultar FGTS pelo CPF

Agora vamos te explicar o passo a passo para cadastrar sua senha FGTS, usando seu computador ou um smartphone.

Passo a passo fazendo pela internet senha FGTS

Utilizando um computador você deverá acessar o site da Caixa na seção em que cuida da Senha FGTS. Depois de acessar deverá seguir os passos abaixo:

  1. Informar o seu Número de Identificação Social – NIS, também conhecido como PIS/PASEP. Depois clicar na opção cadastrar senha.
  2. Ler o regulamento e clicar em Aceito.
  3. Na nova página incluir seus dados pessoais, como Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, dentre outros.
  4. Nesta nova página criar a sua Senha FGTS, que deve ter entre 6 e 8 dígitos misturando letras e números.

Pronto! Depois desses passos sua nova senha FGTS será criada e você já pode fazer o seu login e acessar os seus dados e informações sobre o fundo.

Passo a passo fazendo pelo aplicativo senha do FGTS

consultar-fgts-pelo-cp
Senha FGTS

Agora se você não possui um computador, pode fazer a sua senha FGTS através de um celular. Para isso você deverá baixar o aplicativo Caixa FGTS no seu smartphone.

Depois disso deverá realizar os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo depois de baixado e clique na opção Primeiro acesso.
  2. Leia o regulamento e clique em Aceito.
  3. Informe o número do seu NIS e clique na opção Continuar.
  4. Aparecerá um formulário solicitando os seus dados. Preencha com atenção todos eles e clique em Próximo.
  5. Crie uma senha que deve ter entre 6 e 8 dígitos misturando letras e números, e a registre no aplicativo.

Pronto, sua senha FGTS já está cadastrada, e você já pode acessar o Aplicativo e verificar as informações que deseja a respeito do seu FGTS.

Como recuperar senha FGTS?

Saque-fgts-inativo
Senha FGTS

Caso você perca sua senha FGTS e necessite recuperá-la você deverá acessar o mesmo site e aplicativo e fazer os primeiros procedimentos que citamos acima, incluindo seu número do NIS e clicando em Cadastrar/Esqueci Senha.

Depois disso o site vai lhe pedir algumas informações pessoais, confrontando com a base de dados deles se elas são verdadeiras ou não. Estando todas corretas, a instituição irá te autorizar a cadastrar nova senha.

Para tanto o sistema irá pedir um endereço de E-mail, para onde enviará um link onde você poderá criar sua nova senha. Basta acessar o link recebido no e-mail, e criar a sua nova senha FGTS.

Acompanhe com o uso da senha o seu saldo FGTS

Talvez você ainda esteja se perguntando por que é importante gerar a senha FGTS e para o que exatamente você irá utilizá-la.

Considerando que tudo hoje pode ser acessado virtualmente, essa senha te ajuda a entender melhor os lançamentos e rendimentos do seu FGTS, de maneira que você verifique quais contas possui, se elas têm saldo, se você tem opções de retirar ou usar esse saldo, e assim por diante.

Pode verificar também se o seu empregador atual está realmente fazendo os recolhimentos, que são um direito seu enquanto trabalhador com Contrato de Trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Casos em que você pode utilizar o seu FGTS

evite-filas-consulte-fgts-online
Senha FGTS

Existem muitas situações que permitem ao trabalhador utilizar ou retirar o saldo de suas contas de FGTS. As principais são:

  • Demissão por Justa Causa, onde além da multa o trabalhador consegue retirar 50% do Saldo FGTS que tiver na conta em questão.
  • No término de contrato por prazo determinado, retirando todo o saldo da conta.
  • Necessidade urgente, como doença ou mesmo casos de calamidade pública. Por exemplo, com as mudanças que o Coronavírus estão implementando nas nossas vidas em 2020, o Governo Federal já decidiu que vai liberar saques extra do FGTS para ajudar os trabalhadores que tenham saldo em suas contas.
  • Em caso de morte do trabalhador, onde o saque é feito pela família.
  • Para financiar um imóvel ou quitar parcelas dele. Ou mesmo adquirir materiais de construção.
  • Através das novas opções, criadas em 2019 pelo Governo Federal, como Saque Imediato e Saque Aniversário.
  • Mediante Aposentadoria do trabalhador.

Basicamente, se houver saldo em algumas contas do seu FGTS, em algum momento você terá a opção de utilizá-lo.

Quais serviços são disponibilizados sem senha?

Sem a senha FGTS você só conseguirá realizar serviços com a Caixa diretamente na instituição, apresentando seus documentos básicos, como RG, CPF e NIS.

Pela internet, qualquer atividade envolvendo o FGTS exige senha cadastrada, não havendo opções de verificar suas contas deste fundo sem a sua senha FGTS.

Por isso é importante que você siga uma das opções de passo a passo que indicamos, de maneira a cadastrar sua Senha FGTS e saber como andam as suas contas.

 

Portanto aproveite que você já aprendeu o processo e agora sabe mais sobre o seu FGTS, e cadastre sua senha, para que assim usufrua de todos os direitos que este fundo lhe oferece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais