Senha INSS – Veja como consultar suas informações no INSS

A Senha INSS é um procedimento necessário atualmente para todo o trabalhador, contribuinte e beneficiário dos serviços e valores oferecidos pela instituição, uma vez que acessar seus dados pela internet é bem mais cômodo e simples.

0

A Senha INSS é um procedimento necessário atualmente para todo o trabalhador, contribuinte e beneficiário dos serviços e valores oferecidos pela instituição, uma vez que acessar seus dados pela internet é bem mais cômodo e simples.

Gerando a sua senha você poderá verificar como andam as suas contribuições previdenciárias, observando se o seu empregador atual está contribuindo corretamente e podendo ainda verificar quanto tempo falta para a sua aposentadoria.

É importante ainda para que você tenha acesso aos benefícios temporários oferecidos, como Salário Maternidade e os Auxílios para quem não pode trabalhar no momento.

Então se você quer saber como gerar a sua senha INSS para acessar todas essas informações, não saia deste texto, já que vamos te explicar outros itens a respeito dela, para que assim você realize os procedimentos que necessita.

O que é a Senha INSS?

Consulta agendamento INSS com CPF
INSS Consulta Meu INSS

 

A Senha INSS é a senha que você cadastra para ter acesso a todas as informações e documentos disponíveis através do Portal Meu INSS, uma criação da Previdência Social para facilitar o acesso do cidadão aos diversos dados e informações.

Formalizando ou tendo acesso a sua senha INSS você poderá ter contato direto com todas as suas informações envolvendo a Previdência Social, verificando suas contribuições para ter direito a todos os benefícios pagos pela instituição, como:

  • Aposentadoria, quando chegar o momento.
  • Salário Maternidade, quando for o caso.
  • Auxílio Doença.
  • Auxílio Acidente.

Dentre outros tipos de serviços realizados pela instituição, facilitando o seu dia a dia.

Como saber a Senha INSS

A sua Senha INSS ficará disponível a partir do momento que você realizar o cadastro dela junto ao portal Meu INSS, realizando o passo a passo que iremos explicar logo abaixo em relação ao procedimento.

Porém se você já teve cadastro em um dos portais que citaremos abaixo, você não precisa cadastrar a sua Senha INSS, uma vez que ela é basicamente a mesma:

  • Brasil Cidadão.
  • No site cidadao.br

Se este for o seu caso, basta acessa o portal Meu INSS, inserir seu número de CPF e a senha que você cadastrou em um destes portais, e realizar o seu login tranquilamente, acessando assim suas informações Previdenciárias.

Como cadastrar uma senha para o INSS?

extrato-inss
Senha INSS

Mas se este é o seu primeiro acesso ao Meu INSS e você precisa cadastrar a sua Senha, outros procedimentos devem ser realizados, de maneira que você possa acessar as informações que deseja.

Para cadastrar sua Senha INSS é necessário que você acesse o link do portal Meu INSS e realize os seguintes procedimentos:

  1. Clique na opção Cadastrar Senha.
  2. Na nova página insira os dados solicitados, que são Nome completo, CPF, número de telefone celular e e-mail.
  3. Marque a opção Não sou um Robô, clique na caixinha do Eu aceito os Termos e clique em Continuar para ir à próxima página.
  4. Na nova página é hora de inserir e validar seus Dados, respondendo os questionamentos feitos, que geralmente envolvem o dia e o mês do seu nascimento, além do primeiro nome de sua mãe. Responda com atenção cada item e clique em Continuar.
  5. Agora é a hora de Habilitar o Cadastro. Você deverá escolher entre receber um link por e-mail, ou um código via SMS para validar o seu cadastro. Escolhendo sua opção, basta clicar em Continuar.
  6. Depois de receber o e-mail ou código, é a hora de cadastrar sua senha.
  7. Se for E-mail, você deve acessar o mesmo, procurar pelo e-mail enviado pelo Meu INSS, acessar o link que eles mandarem e colocar o seu CPF e a senha que escolheu.
  8. Se for por SMS, você deverá acessar a mesma página em que estava cadastrando, inserir o código enviado para o seu celular, e cadastrar a senha que escolheu.

Sobre a Senha INSS, ela deve ter 12 caracteres, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e pelo menos um símbolo. Ao realizar o cadastro o sistema já indica se a sua senha é fraca, mediana ou forte, para que você a modifique caso achar necessário.

Como recuperar senha INSS?

meu-inss-consulta-por-cpf
Meu INSS consulta por CPF

Caso você já tenha cadastro no portal Meu INSS mas esqueceu a sua Senha INSS você deverá recuperar a sua senha, para que assim possa ter acesso a todos os serviços disponibilizados pela ferramenta.

Para tanto você deve acessar o link do site Meu INSS, ou mesmo diretamente pelo Aplicativo, e procurar a opção Esqueci minha senha. Depois de clicar nesta opção, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Informar o seu CPF.
  2. Marcar a opção Não sou um Robô e clicar em continuar.
  3. Confirmar o seu cadastro, incluindo outros dados que podem ser solicitados.
  4. Criar uma nova senha para ser recadastrada.

Depois de seguir esses procedimentos você terá acesso a sua nova Senha INSS e poderá assim verificar as informações que deseja.

Quais serviços são disponibilizados sem senha?

Se você não possuir a senha INSS ou não tiver tempo de cadastrá-la, existem alguns serviços que podem ser realizados no site do Meu INSS sem a mesma, necessitando apresentar apenas o número de algum documento, como CPF. São eles:

  • Realizar agendamentos de visitas e solicitar alguns documentos.
  • Agendar Perícia Médica.
  • Emitir a Guia de Pagamento da Previdência – GPS para os contribuintes avulsos.
  • Organizar o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
  • Verificar os Calendários de Pagamentos, para os contribuintes que já recebem benefícios pelo INSS.
  • Encontrar agências do INSS próximas ao local em que você vive, facilitando o agendamento e o atendimento.
  • Verificar alguns documentos, principalmente se eles são autênticos.

Conclusão  

Estamos na era digital, e praticamente tudo pode agora ser acessado pela internet, utilizando computadores, tablets ou mesmo dispositivos móveis para obter e compartilhar diversos tipos de informações.

Então se você precisa estar mais informado a respeito das suas contribuições previdenciárias, não deixe de acessar o Portal Meu INSS, cadastrar ou recuperar sua Senha INSS para assim ter acesso a todos os seus dados, compreendendo melhor quais os seus direitos e deveres em relação aos seguros envolvendo o INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais